Características - Cimento
 

 
 
 
 

 
 
fazer pedido
  O cimento é o produto utilizado para unir firmemente diversos tipos de materiais de construção, permitindo fazer edificações resistentes e duráveis. No Brasil são fabricados vários tipos de cimento, que são diferentes em classe de resistência e tipo de composição. Combinando a classe de resistência com o tipo de composição, são fabricados cimentos com características diversas, pois em cada etapa de uma construção são necessários concretos com características de resistência ou secagem variadas. Quanto maior o número que indica a classe de resistência, maior a resistência do cimento 28 dias após a  
 
sua aplicação. Os mais comuns, para uso geral, são: cimento portland comum - CP, cimento portland de alto forno - AF e cimento portland pozolânico - POZ. Esses tipos são, na sua maioria, fabricados na classe 32 (número que mede sua resistência). Também são fabricados outros tipos de cimento para usos especiais e aplicações mais especializadas. O transporte e o armazenamento dos sacos de cimentos são essenciais para manter sua qualidade, pois as principais causas da deterioração do cimento são: a umidade, como se diz popularmente, ele "empedra" e o empilhamento excessivo dos sacos. O cimento deve ser protegido durante o transporte para evitar que seja molhado por uma chuva inesperada.
 
 
Armazenagem correta e segura do produto
Para guardá-lo, o cimento deve ser colocado em lugar fechado e coberto, livre de água e umidade, empilhando no máximo 10 sacos, sobre um estrado de madeira afastado da parede. Na obra o cimento é usado basicamente para fazer concreto, portanto, a qualidade do mesmo depende da qualidade de todos os componentes usados no processo. É necessário que se utilizem pedras e areia limpas, sem argila ou barro, sem materiais orgânicos (raízes, folhas, gravetos) e sem  
 
grãos que esfarelam quando apertados entre os dedos. A água também deve ser limpa.O endurecimento do cimento começa quando você mistura água a ele. A sua resistência começa mais ou menos 24h depois dele ter sido misturado.  
 
Fabricação do cimento  
 
O cimento é fabricado com 75 a 80% de calcário e 20 a 25% de argila, ou ainda por outros componentes que contenham os mesmos elementos químicos. A matéria prima é extraída das minas, britada e misturada nas proporções corretas. Esta mistura é colocada em um moinho de matéria prima (moinho de crú) e posteriormente cozida em um alto forno rotativo à temperatura de 1450 °C. Esta mistura cozida sofre uma série de reações químicas complexas deixando o forno com a denominação de clínquer. Finalmente o clínquer é reduzido a pó em um moinho (moinho de cimento) juntamente com 3 a 4% de gesso. O gesso tem a função de retardar o endurecimento do clínquer, pois este processo seria muito rápido se água fosse adicionada ao clínquer puro.
Alto forno de fabricação do cimento
 
 
Aplicações  
 
A linha de produtos Votorantim atende desde uma pequena reforma até grandes obras. O CPII - F32 pode ser aplicado em qualquer etapa da reforma ou construção de sua casa, porém algumas características fazem dele o cimento ideal para obras como:  
.
 
 Calçadas - "tempo de pega" menor, ou seja, secagem mais rápida  
 
 Aplicação de argamassas de assentamento e revestimento - tempo de  secagem mais rápido, ou seja, maior produção por m2  
 
 Fabricação de peças pré-moldadas - fácil manuseio e secagem rápida  
 
 Concreto colorido e piso de cimento queimado ou colorido - não deixa  trincas quando bem aplicado  
.
 
Embalagens de CPII - F32 de 25 kg e 50 kg  
 
Validade: 3 meses  
 

 
 
DICAS PARA CONSTRUIR SEM COMPLICAÇÃO
 
 
Fundação ou alicerce - Mesmo usando um cimento mais resistente à ambientes agressivos, faça a impermeabilização na fundação ou alicerce, evitando a umidade nas paredes.  
 
Lajes de Concreto - A quantidade de água na mistura é muito importante para fazer um bom concreto. Muita água diminui a resistência do concreto e pouca água deixa o concreto cheio de buracos. A medida para o concreto estrutural é de 1 saco de cimento de 50kg, 4 latas de areia, 5 latas e meia de pedra e 2 latas de água (medida de uma lata de 18 litros).  
 
Pisos - Não esquecer os caimentos para escoar água no banheiro e na cozinha.  
 
Paredes - A medida para construir paredes internas e externas com blocos de concreto é de 13 blocos de 10cm x 20cm x 40cm para cada m2. Para se calcular o total de m2 da parede, some o comprimento de todas as paredes e multiplique pela altura (pé direito). Sempre é bom comprar um pouco mais de blocos por causa das quebras.  
 
Cura - Molhe constantemente o concreto, não deixando a superfície secar, evitando-se assim as trincas. A cura deve ser de no mínimo 14 dias.  
 
Argamassas para revestimento - No preparo do chapisco, com a medida de 1 lata de cimento, 3 latas de areia (medida de uma lata de 18 litros), cada saco de cimento de 50kg é suficiente para cobrir 30m2.  
 
Cor do cimento - A cor do cimento está ligada à cor da rocha de calcário que dá origem a ele. As minas de calcário apresentam colorações diferentes, o que não interfere na qualidade do produto e em suas características.  
 

 
Produtos